Raspberry - Parte 1

Depois do Arduino, vamos entrar agora no mundo das SBC e mais especificamente, do Raspberry. De maneira resumida, é um linha de computadores de baixo custo, compacto em placa única, com tamanho semelhante a de um cartão de crédito e da mesma forma que o arduino, também é um projeto aberto.

História
De início, essa Single Board Computer foi desenvolvida no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi, a qual é uma organização sem fins lucrativos focada no ensino de informática e programação de um modo mais prático e econômico. Já que nos anos 2000, o interesse pela área da computação na Europa estava diminuindo, em 2006 os membros do Laboratório de Computação da Universidade de Cambridge: Eben Upton, Rob Mullins, Jack Lang e Alan Mycroft, criaram esse dispositivo como uma forma dos jovens e adolescentes (lembrando que não apenas eles) pudessem explorar a área da computação.

Modelos
Os primeiros modelos foram comercializados de U$ 25 a U$ 35, o que equivaleria a R$ 96 a R$ 136 hoje em dia. Embora seja considerado muito barato ao se comparar com os valores de um computador ou notebook, ele também possui muitos dos componentes essenciais. Dentre eles: portas de comunicação (GPIO, USB, Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth), processador, memória, saída de vídeo HDMI e um leitor de cartão de memória para armazenar os projetos e o Sistema Operacional em que ele irá funcionar.

Inicialmente, irei apenas citar alguns modelos do Raspberry e no próximo post falarei com mais detalhes sobre alguns deles. Seguindo uma ordem cronológica de lançamento, temos:
Raspberry Pi model B
Raspberry Pi A+
Raspberry Pi 2
Raspberry Pi Zero
Raspberry Pi 3 model B+


Fontes:

Conheça um pouco da história da Fundação Raspberry Pi, que acaba de completar 6 anos. Disponível em: <https://simplyas.com/modbox/pt/conheca-um-pouco-da-historia-da-fundacao-raspberry-pi-que-acaba-de-completar-6-anos/>. Acesso em: 14 de junho de 2019.
Raspberry Pi: o que é, para que serve e como comprar. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/raspberry-pi-o-que-e-para-que-serve-e-como-comprar/82921>. Acesso em: 14 de junho de 2019.
Raspberry Pi. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi>. Acesso em: 14 de junho de 2019.
O que é Raspberry Pi?. Disponível em: <https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-raspberry-pi/>. Acesso em: 14 de junho de 2019.
A revolução do Raspberry Pi. Disponível em: <https://www.hardware.com.br/artigos/raspberrypi/>. Acesso em: 14 de junho de 2019.
Minha experiência com o Raspberry Pi. Disponível em: <https://digichem.org/2016/02/26/minha-experiencia-com-o-raspberry-pi/>. Acesso em: 15 de junho de 2019.

Comentários

  1. Raspberry é muito interessante, além da acessibilidade são úteis para muita coisa. Mas também não acha que para algo mais profissional há melhores opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende em qual sentido. Se estiver querendo comparar com um computador desktop, não tem condições porque não é essa a função da SBC. Embora seja para desempenhar o mesmo papel que um computador, ela é para uma situação mais básica, mais leve. Tipo para colocar em uma sala de aula, apenas para apresentação de slides e algum acesso simples à internet mas não tem condições de gastar muito.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualização: o conceito e os seus tipos

A história do SBC – Single Board Computer

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados