Streaming: o impacto da computação em nuvem no entretenimento do século XXI


A computação em nuvem teve diversos impactos em muitos serviços prestados via internet, principalmente no que se refere à transferência rápida de dados. Ao longo dos anos, empresas foram descobrindo novas formas de utilizar esse recurso, sendo uma delas o streaming. Streaming, do inglês “transmissão”, é uma tecnologia que revolucionou vários setores da internet, sobretudo a indústria do entretenimento, e atualmente é uma parte fundamental da computação, utilizada por milhões de pessoas.


O streaming é um serviço classificado como Software as Service (SaaS), ou seja, um programa utilizado para prestar serviços de diversas naturezas ao consumidor. A sua premissa é possibilitar uma alta acessibilidade a conteúdo multimídia, permitindo que o mesmo seja acessado de qualquer lugar, a qualquer hora e de (quase) qualquer dispositivo, desde que se tenha conexão com a internet. Partindo para a prática, o streaming se tornou uma forte tendência nos últimos 10 anos, com serviços como Netflix e Spotify caindo nas graças de cada vez mais internautas, por conta da praticidade que proporcionam, em como alguns recursos individuais.
Por mais que pareça simples, os filmes que você assiste na Netflix, bem como as músicas que você ouve no Spotify e os vídeos que você assiste no YouTube, atravessam um longo caminho antes de chegar às suas mãos. Primeiramente, o aplicativo respectivo ao serviço irá contatar os seus servidores para buscar o conteúdo que será transmitido, e então começa a transferi-lo ao dispositivo no qual está sendo executado. Após isso, o próprio dispositivo irá decodificar os dados a ele enviados, a fim de convertê-los em algum formato de mídia aceito pelo dispositivo. Por fim, o mesmo ficará em contato constante com os servidores do serviço, e o filme/música/vídeo será reproduzido simultaneamente ao longo do contínuo fluxo de dados entre os dois.




Tomando como exemplo, o Spotify é um dos maiores e mais utilizados serviços de streaming da atualidade, sendo o líder dos aplicativos de música, mantendo esse título por anos seguidamente. O Spotify, a princípio, é um serviço de músicas como qualquer outro, mas se utiliza de diversos recursos da computação em nuvem para criar diferenciais que o colocam à frente de seus concorrentes. Um deles (senão o principal) é a criação automática de playlists personalizadas e recomendações, feitas com base nas músicas que foram mais ouvidas recentemente pelo usuário,bem como a sugestão de outras que estejam sendo ouvidas por muitos usuários. Pode-se notar de imediato a influência da computação em nuvem, uma vez que os servidores do Spotify analisam os dados das contas dos usuários e com base neles, utilizam algoritmos pré-programados para assimilar músicas similares àquelas tocadas por cada usuário, e então criar listas de reprodução com elas.


O streaming revolucionou a indústria do entretenimento de forma brusca, apresentando inovações e novas facilidades na vida dos consumidores, como a ausência de demanda de memória (não é necessário baixar nada do que será consumido), liberdade de navegação ao consumidor e grande contribuição para a globalização. É tanto que nos primeiros anos de popularização desses serviços, os estabelecimentos de fornecimento de mídia física (locadoras, lojas de discos, etc.) passaram por uma grande crise, pois era cada vez mais difícil competir com a praticidade dos serviços de streaming. Hoje em dia, esses fornecedores físicos estão cada vez mais escassos, sobretudo os que lidam com vídeo, como locadoras de DVD’s, e estão caminhando lentamente ruma à sua extinção. Infelizmente, o processo de aprimoramento das tecnologias eventualmente deixa algumas velhas práticas para trás, mas é necessário se adaptar a elas, pois é uma era de transição, e com o passar dos anos novas maneiras de fornecer serviços continuarão sendo inventadas, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida do homem. 

REFERÊNCIAS: 
- O streaming mudou o mercado e isso tem tudo a ver com a sua revenda: https://blogbrasil.comstor.com/o-streaming-mudou-o-mercado-e-isso-tem-tudo-a-ver-com-a-sua-revenda
- Como a computação em nuvem mudou sua forma de ouvir música?: https://skyone.solutions/pb/como-a-computacao-em-nuvem-mudou-sua-forma-de-ouvir-musica/

Comentários

  1. Até para mim é assombroso o quanto que os serviços de Streaming estão famosos. Chegando até o campo de games com o futuro Google Stadia. Hoje em dia é muito difícil ver alguém que não esteja assinando ao menos um desses serviços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Arduino, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados

Virtualização: o conceito e os seus tipos