Tipos de serviços em nuvem!

SaaS: Software as a Service

O SaaS é um tipo de serviço em nuvem que tem como objetivo comercializar o software de um fornecedor pra os seus clientes, entretanto de forma análoga a uma assinatura, o qual, o cliente de pagar pelo serviço mensalmente. É um tipo de serviço bem visto pelos clientes e fornecedores, para o cliente é bom pois normalmente há vários planos de serviço, alguns onde é possível dividir o pagamento entre amigos ou qualquer outro indivíduo, assim este também terá acesso ao serviço.
Para o fornecedor é muito interessante essa forma de comércio pois garante mensalmente sua rende o que independe de novos contratos.

Os serviços SaaS mais conhecidos são: emails baseados na web como Outlook, Hotmail, Yahoo!; outros serviços para uso organizacional como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) que é um conjunto de práticas, estratégias de negócios e tecnologias focadas nos clientes; ERP (Planejamento de Recursos Empresarias) que é um software integrado de gestão empresarial que reúne em uma unica solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa , tais como:  Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.

PaaS: Plataform as a Service

O PaaS é um tipo de serviço em nuvem que tem como objetivo fornecer uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos desde pequena escala para acesso em nuvem até grandes e sofisticados aplicativos empresariais. O PaaS é criado para dar suporte a todo ciclo de vida de uma aplicativo, desde a compilação, passando por testes até a implantação, gerenciamento e atualização. Entre os seus serviços o PaaS inclui: armazenamento, redes, ferramentas de desenvolvimento, business inteligence, sistemas de gerenciamento de banco de dados e muito mais.

Alguns exemplos de provedores de serviços PaaS são: VMware ( que é uma empresa produtora de software de maquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro do outro dando suporte real a software de outros sistemas operativos), Node.js ( que é um ambiente de execução Javascript, onde é possível criar aplicações javascript não dependendo de um browser) e outros.

IaaS: Infrastructure as a Service

O IaaS é um tipo de serviço relacionado a nuvem que tem como objetivo o fornecimento de infraestrutura para empresas que querem e necessitam trabalhar com computação em nuvem. Caso uma empresa necessite da utilização de uma nuvem esse tipo de serviços sacia essa carência, empresas a lugam servidores de empresas provedoras para utilizar o maquinário delas, ou seja, se para uma determinada empresa o gasto com todo o maquinário dos servidores para administrar uma nuvem seja desnecessário , ela pode utilizar desses serviços. Entretanto esses serviços também pode ser utilizados em nuvens publicas. (se necessitar de uma explicação melhor sobre nuvens públicas, privadas e Híbridas podem acessar este link onde eu explico mais sobre isso:https://gt8-hardware.blogspot.com/2019/05/cloud-computing-e-seus-tipos.html ).

As provedoras mas conhecidas e renomadas deste tipo de serviço são: A Microsoft Azure, que atualmente tem área de atuação em 54 regiões do mundo,tem um desempenho de 960 threads da CPU  e outras ótimas vantagens; também existe a IBM cloud que fornece serviços IaaS como a Microsoft Azure.

Serverless computing

O serverless computing são justamente empresas que não acreditam ou apostam na utilização de servidores para os seus serviços, focando assim mais em desenvolver seus aplicativos. No Brasil temos algumas empresas que seguem esse padrão com o NUbank, uma banco digital; o SemParar e o MaxMilhas. E mundialmente conhecida a empresa Netflix utiliza este tipo de serviço.

Para o arquiteto de soluções da red hat, Boris Kuszka, apesar do nome o serverless computing não descarta o uso de um servidor diretamente. em termos simplórios a empresa não elimina de fato os servidores, a computação sem servidor é semelhante à computação de ponta, pois trás a funcionalidade típica dos servidores para dispositivos locais e é uma extensão do conceito de nuvem. Para Boris, "Quando se trata de gestão e redução de despesas, a computação sem servidor pode simplificar as operações e reduzir os custos relacionados ao servidor. Em termos simples, se você não está mantendo ou gerenciando sua própria infraestrutura para executar seu aplicativo, paga conforme seu uso (nunca por inatividade), obtém o nível exigido de alta disponibilidade, escalabilidade e tolerância a falhas automaticamente do fornecedor, então você está executando um aplicativo serverless".

Fontes:


-O que é o azure?. Disponível em: <https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-azure/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

-ERP, o que é e como funciona. Disponível em: <http://www.sispro.com.br/blog/erp/erp-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

-O que é "computação em nuvem" e quais seus tipos. Disponível em:< https://www.profissionaisti.com.br/2014/07/o-que-e-computacao-em-nuvem-e-quais-os-principais-tipos/>. Acesso em 28 em maio de 2019.

-O que é o SaaS?. Disponível em:< https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-saas/>, Acesso em 28 de maio de 2019.

-O que é CRM?. Disponível em:< https://www.salesforce.com/br/crm/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

-Hybrid, Multicloud Management. Disponível em:<https://www.ibm.com/cloud/management>.Acesso em 28 de maio de 2019.

-Node.Js- o que é, como funciona e quais as vantagens. Disponível em:<https://www.opus-software.com.br/node-js/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

-O que é IaaS?. Disponível em:< https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-iaas/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

-O que é PaaS?. Disponível em:<https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-paas/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

-O que é e para quem é indicado a serverless computing. Disponível em:< https://canaltech.com.br/infra/o-que-e-e-para-quem-e-indicado-a-serverless-computing-119782/>. Acesso em 28 de maio de 2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualização: o conceito e os seus tipos

A história do SBC – Single Board Computer

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados