Você já deve ter usado um Thin Client e não sabia


O que é um Thin Client primeiramente: é basicamente uma rede de computadores ligados a um servidor central que desempenha funções de acordo com sua central, geralmente com poucos aplicativos e funções limitadas. É muito usado em empresas como centrais de atendimento onde o único sistema que irá rodar é via browser ou conexão remota e não exige muitas funções ou desempenho do computador como em um “computador normal” em um escritório de engenharia ou arquitetura.
Thin client Clientron U700 (à direita) ao lado de um PC convencional.

Curiosidade sobre a nomenclatura desse produto: A tradução literária de Thin Client, que é Cliente Magro, talvez não faça muito sentido inicialmente, até mesmo porque um conceito ou nome de alguma tecnologia ou equipamento na informática é formado por algumas variáveis, que nem sempre estão relacionadas ao real funcionamento.

Ele recebe também outro nome curioso, e que talvez seja bem mais conhecido, qual seja, “Computador Burro”, nomenclatura que foi muito utilizada no inicio dos anos 80.

Vários terminais conectavam-se ao um computador com maior poder de processamento. Esses clientes eram muitos simples, sem disco rígido e em alguns casos tinham apenas um monitor e teclado conectados diretamente ao servidor.

No entanto, é preciso considerar que existam algumas diferenças básicas entre os primeiros PC’s Burros e atuais Thin Clients.

Marcas conhecidas por desenvolver Thin Clients: Dell, Fujitsu e HP.
 Linux: Conhecendo um pouco sobre Thin-Client
                Thin client Clientron U700 (à direita) ao lado de um PC convencional.

Por que os Thin Clients são tão usados nas empresas atualmente?: A resposta é simples, para empresas que precisam de funções básicas, as vantagens do Thin Client se sobressaem nas desvantagens.

VANTAGENS                          
 DESVANTAGENS

-Baixo custo de administração de TI;

-Lentidão no processamento de dados até mesmo entre arquivos simples com OpenOffice;
-Facilidade de proteção;
-Se o servidor der problema todo mundo fica sem comunicação;

-Baixo custo de hardware;
-Os dados são perdidos com frequência entre a comunicação com o servidor.
-Baixo consumo de energia;

-Valor desprezível para a maioria dos ladrões;

-Resistência a ambientes hostis;

-Menor largura de banda de rede;



REFERÊNCIAS

CONHECENDO UM POUCO SOBRE THIN-CLIENT. Viva o linux. Disponível em :<https://www.vivaolinux.com.br/dica/Conhecendo-um-pouco-sobre-ThinClient >. Publicado em: 22, dez. 2009. Acesso em 04, maio de 2019.

O QUE É UM THIN CLIENT?. HFTecnologia. Disponível em :< https://hftecnologia.com.br/o-que-e-thin-client/>. Publicado em: 02, jan. 2019. Acesso em 04, maio de 2019.

SOUZA, Lucas. Pra quê gastar tanto se você pode ter um thin client?.Blog da lojamundi. Disponível em :< https://www.lojamundi.com.br/blog/o-que-e-thin-client.html >. Publicado em: 05, jan. 2018. Acesso em 04, maio de 2019.
















Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. agora eu finalmente descobri o que eram aqueles computadores pequenos nas lojas kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. É legal entender que existem outros tipos de computadores. Geralmente, quando pensamos em computadores nos vem a mente somente computadores desktops e notebooks, trazer o Thin Client e abordar sobre esse outro tipo é bem interessante. Acredito que temos que absorver que a área de computação possui uma vasta diversidade de hardwares e softwares que em conjunto tentam sempre tornar algo mais eficiente e eficaz, e isso será resultado do avanço de tais tecnologias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados

Virtualização total VS Paravirtualização