Ferramentas de Virtualização: O VMware

VMware


O VMware, criado pela empresa de mesmo nome, é atualmente o software de virtualização para plataforma x86 mais popular do mercado, com uma implementação completa de interface ao sistema hóspede, o VMware é útil em diversas aplicações como ambientes de desenvolvimento, de suporte, na migração e consolidação, entre outros.

O funcionamento do VMware é relativamente simples, ele utiliza a técnica de reescrita binária, que vai examinar as instruções antes dessas serem executadas. É utilizada uma abordagem híbrida para implementar a interface do monitor com máquinas virtuais, para assim otimizar o desempenho.

Usando serviços de interrupção, o VMware é capaz de controlar o sistema convidado. Sempre que uma exceção é causada no convidado, é antes avaliada pelo monitor. As interrupções vão ser enviadas para o sistema hospedeiro, as geradas pelo sistema hóspede são remetidas para o próprio sistema hóspede.

VMware vSphere


O vSphere é o hypervisor da VMware, que vai tornar o gerenciamento do ambiente virtualizado mais simples. O vSphere irá utilizar os recursos da virtualização para transformar datacenters em infraestruturas mais simples de computação em nuvem. Ele permite fornecer serviços mais seguros.

O hypervisor VMware executa diretamente no hardware, sendo assim, um monitor de máquina virtual (VMM) do tipo bare metal. O VMware hypervisor permite que cada máquina virtual utilize um ambiente virtualizado exclusivo.

Esta forma de utilização é indicada se o usuário deseja analisar a conveniência da virtualização, como em uma prova de conceito. Existem também formas de licenciamento que propiciam ambientes mais completos, como o Enterprise e o Enterprise Plus.

Migração de Máquinas Virtuais utilizando vMotion


O vMotion é uma ferramenta do VMware que permite migrar uma máquina virtual de um host para outro com a máquina virtual em funcionamento, não sendo necessário interromper o serviço.

 Este recurso é bastante útil para realizar manutenção em servidores virtualizados por meio da migração das máquinas virtuais para um host diferente, por exemplo. Entretanto, exige a utilização de um storage compartilhado por vários servidores, onde a máquina virtual é encapsulada por um conjunto de arquivos armazenados neste storage.

Fontes:
Ferramentas de Virtualização: https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/virtualizacao/ferramentas%20de%20virtualizacao.html
Conheça o vSphere: https://www.profissionaisti.com.br/2013/04/virtualizacao-conheca-o-vmware-vsphere/
VMware vMotion: https://www.vmware.com/files/br/pdf/products/07Q3_VM_VMOTION_DS_BR_A4.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualização: o conceito e os seus tipos

A história do SBC – Single Board Computer

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados