Ferramentas de Virtualização: O Xen

Xen


O Xen é um hypervisor, em software livre, para arquiteturas x86. Era originalmente um projeto de pesquisa da Universidade de Cambridge e sua primeira versão foi criada em 2003 e foi comprada pela Citrix System em 2007.
logo do Xen


Esse monitor de máquina virtual apresenta uma solução de virtualização um pouco diferente da solução com o VMware, pois ele utiliza o modelo de paravirtualização. Ele consiste em criar um hypervisor responsável por controlar os recursos de máquinas virtuais, mas que não possui drivers de dispositivos, assim, não é possível rodar um sistema operacional diretamente no hypervisor.

Diante disso, é necessário que um sistema seja invocado para fazer a conexão entre os sistemas convidados e o hypervisor. O sistema inicial chama-se domínio 0, que consiste em uma máquina virtual que executa um núcleo modificado Linux, possuindo o poder de acessar dispositivos de entrada e saída e as outras máquinas virtuais.

A estratégia inicial do Xen de utilizar a paravirtualização e tornava necessária a mudança nos sistemas hóspedes. Essa estratégia visava o ganho em desempenho, porém ela limitou a difusão do Xen aos sistemas de código aberto.

Para continuar servindo suporte à paravirtualização mas também fornecer a virtualização completa, a Xen criou duas divisões de domínios, os paravirtualizados (U-PV) e os virtualizados (U-HVM).

Fontes:
Paravirtualização com o Xen: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Paravirtualizacao-com-XEN
Xen virtualization modes: https://xen-orchestra.com/blog/xen-virtualization-modes/
Ferramentas de Virtualização: https://www.hardware.com.br/artigos/ferramentas-virtualizacao/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualização: o conceito e os seus tipos

A história do SBC – Single Board Computer

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados