Como são realizadas aplicações locais em nuvem!

Como é realizado tradicionalmente uma aplicação? e quais os requisitos?

Tradicionalmente uma aplicação local é feita da seguinte forma, a empresa ou a pessoa que deseja realizar a aplicação é responsável por todo o processo desde a criação do software, que será submetido a todo o procedimento, passando pela compra dos servidores que normalmente são situados nas dependências da empresa e pelo sistema operacional que será abrigado por esses servidores e sustentará o software (caso necessário pode haver a conexão com um banco de dados), até a transmissão e teste da aplicação. Ou seja, a empresa fica encarregada de todos os processos do serviço, gastando enormes quantias de dinheiro e tendo que se adaptar regularmente para atender toda a escalabilidade da demanda.

Aplicação realizada em nuvem!

Realizar uma aplicação em nuvem torna o trabalho muito menos desgastante e mais focado no que realmente interessa para o desenvolvedor, o seu aplicativo, com ou auxilio das inovações da microsoft Azure ou da IBM cloud que disponibilizam serviços IaaS e PaaS (caso se faça necessário leitura sobre tipos de serviços de nuvem, acessar:https://gt8-hardware.blogspot.com/2019/05/tipos-de-servicos-em-nuvem.html). O desenvolvedor constrói seu software e usa os servidores dessas empresas que estão espalhadas por muitos países para minimizar despesas e maximizar a visibilidade, esses servidores por exemplo o da microsoft Azure tem uma série de ferramentas integradas com seus servidores, como o SQL azure que é o banco de dados relacional, construído a partir do SQL server , que roda nos mesmos Data Centers que a referida aplicação rodará. Há também o service bus que relaciona aplicações de nuvem para outra sem a necessidade de reconfigurar cada aspecto da conexão, o que reduz a complexidade das relações de diferentes aplicações, há também o serviço de controle de acesso que é a plataforma pela qual os usuários tem acesso a aplicação sem que a empresa desenvolvedora perca o controle de como estes usuários utilizem-na.


Dessa forma vemos que a aplicação local tradicional e em nuvem não são muito diferentes, entretanto há grandes vantagens na escala de realiza-la em nuvem onde a empresa só paga pelo o que utilizar e não se preocupando com escalabilidade de demanda nem atualizações, focando assim apenas no seu aplicativo.

Fonte:


-O que é a Plataforma Windows Azure?.Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=rEhHhFfWoiE>.Acesso em 04 de junho de 2019.

-IBM cloud Discovery 2018 - resumo do evento - TecMundo. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=uSJe6SctyJ0>. Acesso em 04 de junho de 2019.


Comentários

  1. É interessante também que essas plataformas, como o IBM Cloud oferecem customização total dos serviços, como o controle de escalabilidade à medida que os negócios vão aumentando, e também a área em que estão atuando, pelo fato dos data centers estarem em vários locais do globo. Tudo pode ser feito de maneira customizável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualização: o conceito e os seus tipos

A história do SBC – Single Board Computer

Clusters: o que são, como funcionam e onde são aplicados